fbpx

Você conhece o Monza 2+2 V8? Achamos um no Brasil!

(Foto: Gutto Morais)

No começo da década de 70 as coisas não iam muito bem para a Chevrolet. Em meio a brigas judiciais e disputas internas, os problemas estavam por todos os lados e isso afetou diretamente a equipe de engenheiros e operários da montadora, tudo era um desastre, inclusive os carros! A exemplo do Chevrolet Vega que foi lançado em 1971. Apesar de ter vendido muito, apresentava uma série de falhas de projeto, o que fez a montadora gastar milhões em consertos e garantias a seus clientes.

Em 1975 as coisas começaram a mudar, com uma nova gestão, a Chevrolet lançou o Monza 2+2, que chegou abalando o mercado, sendo considerado o carro do ano pela revista MotorTrend naquele ano. Utilizando a mesma plataforma do Vega, porém com a grande maioria dos problemas resolvidos, o modelo foi um verdadeiro sucesso, ganhando mais 3 primos, o Oldsmobile Starfire, o Pontiac Sunbird e o Buick Skyhawk, cada um adaptado para as características de sua respectiva marca.

O Monza era um subcompacto de 4,55 m de comprimento por 1,66 m de largura, um interior luxuoso todo em couro e extremamente bem acabado. Em baixo do capô contava com um motor de 8 cilindros em V, de 262 polegadas e 110 cv de potência, o menor V8 feito na história de Chevrolet. O motivo desse motor tão modesto era a busca por economia e menos emissões de gases, resquício da crise do petróleo e da preocupação ecológica começava a fazer parte das agendas governamentais.

Apesar do motor pequeno, isso não se mostrou um problema, o carro foi um instantâneo sucesso de vendas, entretanto modelo 2+2 de 1975 teve apenas 57.170 unidades produzidas pois que em 1976 ele daria lugar a versão Spyder, que teve algumas mudanças estéticas e sobre tudo de motor, que passou para um V8 305 com 145 cv.

Um fato que chama atenção é que além do sucesso nas ruas, o modelo fez sucesso nas pistas, as linhas agressivas e o design aerodinâmico chamou a atenção de construtores e pilotos. Em sua carreira nas pistas faturou o IMSA GT Series em 1976 e 1977 pilotado pela lenda Al Holbert (Tricampeão das 24 horas de Le Mans, campeão das 24 horas de Indianópolis e pentacampeão da IMSA GT Series)

(Foto: autosportsltd.com)

45 anos depois e aqui no Brasil, estava eu! Navegando no Instagram dos nossos amigos da Over Rust (@overrust) e vi a foto de um belo exemplar desse Monza com placas do Brasil, já fiquei ouriçado na hora, pois nunca tinha visto um desses por aqui! Na hora fui procurar mais sobre o carro e vi que ele tinha até conta no instagram (@monzav8_br), assim conheci Robson Machado de 34 anos, o dono da máquina!

A paixão de Robson por carros vem da infância, suas manhãs de domingo eram marcadas pelos tratos que dava no carro com seu pai e seu irmão. Aos 12 anos começou a ajudar na oficina de seu cunhado e dai pra frente a paixão pelos motores só aumentou. Por volta de seus 20 anos comprou seu primeiro carro, um VW Gol turbo 1986 preparado por ele mesmo. Nos anos que se passaram teve diversos antigos, alguns da Ford como uma F100 V8, dois Galaxie e um Maverick, um Renault Gordini que comprou de seu pai, uma BMW 540i e34 que te até hoje! Por último, mas não menos importante, o Chevrolet Monza 2+2 1975 V8.

O Monza chegou por acaso, quando ele estava dando aquela famosa conferida na OLX, o perigo de qualquer gearhead ou lasanheiro como no meu caso. O anúncio do carro despertou sua curiosidade, ele não conhecia o modelo, mas foi amor a primeira vista, ligou para o anunciante e de cara dizendo que ficaria com o carro, mesmo sem sequer vê-lo! Chegando no local ele conta que o estado do carro era assustador, pois ele estava parado a 24 anos, mas optou por não olhar muito para o carro, pois a vontade de colocar aquela máquina para rodar era maior do que o terror do estado do carro.

Estava feito e ele era o feliz proprietário de um Monza americano!

“Deu muito trabalho, estava com o interior bastante mofado, o motor trancado, freios travados e por aí vai! Quando abrimos o motor já surgiu o primeiro problema, a dificuldade de conseguir peças até mesmo nos EUA, ele veio equipado com um V8 4.3 262, o menor motor V8 feito pela GM, como foi fabricado só um ano não existe peças para reposição, por isso hoje uso um V8 350 5.7, que foi a alternativa mais viável que achei na época, sem contar que deixou ele muito mais esperto.”

E assim sua peregrinação para arrumar o carro continuou! Com a ajuda de seu amigo Enzo Salvatori, importou algumas peças para reparar o câmbio, um TH350, com componentes relativamente fáceis de se achar pois foi usado em diversos modelos. Na parte da suspensão haviam peças disponíveis para importação, mas ele optou por desenvolver soluções com peças de outros modelos da GM disponíveis no Brasil mesmo, além de serem compatíveis, o custo foi reduzido consideravelmente!

Com as peças em mãos e os problemas mais graves resolvidos pelo próprio Robson em casa, a restauração continuou a várias mãos, com a ajuda de seus amigos até se tornar esse carro espetacular está hoje!

Com a restauração concluída, ele está presente nos eventos como esse da foto, o Sábado Bandido, realizado anualmente em Garibaldi – RS.

Por ser um modelo raro, ele sempre chama atenção e atrai olhares na rua e nos encontros em que vai, assim como nos contou Robson:

“Nos encontros o pessoal fica surpreso com o nome, perguntam se é um Monza mesmo, porque o nosso é diferente e etc… Chama bastante atenção até por ser um carro pequeno com motor V8”

Confira abaixo algumas fotos do antes e depois do veículo:

Sobre o modelo no Brasil pouco se sabe, pelo que Robson conta, apenas 8 unidades vieram para cá através de uma importação particular e o paradeiro de apenas outros 3 é conhecido. Um azul que está em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, um Branco que é de um amigo de Robson que está o preparando para pista, também em São Paulo, e um no Paraná que estava parcialmente desmontado e sem motor, inclusive estava a venda na OLX até alguns dias atrás.

Gostou dessa história? Compartilhe no Facebook, Twitter e com seus amigos no Whatsapp. Se você quiser, deixe sua opinião ai em baixo nos comentários!