fbpx

Você sabia que existe um livro só com propagandas antigas da VW?

Capa do livro com a publicidade “Lemon” uma das mais famosas da história da VW e da publicidade automotiva

Como todo bom entusiasta, a paixão por carros antigos nunca vem sozinha, antiguidades, miniaturas e outras coisas mais estão sempre no pacote.

Em 2014 trabalhava no bairro da Vila Madalena em São Paulo, bairro boêmio e badalado, que também é conhecido pelos brechós e sebos de livros. Por conta do trânsito, trabalhar de carro não era uma opção viável e com tantas atrações ao meu redor, os passeios a pé eram frequentes.

Depois dos bares, os sebos sempre foram meus lugares favoritos do entorno. Em uma dessas andanças no meio dos livros, um logo da Volkswagen me chamou atenção na prateleira de esportes, puxei achando que seria algum catálogo antigo ou algo assim, mas para minha surpresa era um livro em inglês com o título “Remember those great Volkswagen ads?” Em português: Se lembra daqueles ótimos anúncios da Volkswagen?

Folheando o livro, fiquei maravilhado! Ele estava repleto de anúncios históricos da VW que eram veiculados na Europa e Estados Unidos (inclusive alguns foram reproduzidos aqui no Brasil) nas décadas de 60 e 70.

Comprei o livro na hora!

Pesquisando sobre o livro, descobri que tratava-se de um livro lançado em 1982, escrito por Alfredo Marcantonio, que foi gerente de marketing da VW na Inglaterra, no início dos anos 70. Ele compilou todo o trabalho da agência de publicidade americana DDB (Doyle Dane Bernbach), feito para a montadora nas décadas de 60 e 70.

Da esquerda para a direita, os fundadores do DDB, Ned Doyle, Maxwell Dane e Bill Bernbach (Foto: Adweek)

Essas propagandas elevaram a marca e os carros de simples meios de transporte para ícones históricos da publicidade e da cultura pop. O livro é voltado para publicitários, mas se você é entusiasta ou amante de coisas antigas, o livro é uma verdadeira obra de arte para ser apreciada!

Pode até parecer um exagero, mas arrisco dizer que talvez os VWs dessa época não teriam tido o sucesso que tiveram, tampouco virariam os ícones pop que são a Kombi e o Fusca se não fossem essas peças publicitárias.

As propagandas ficaram muito famosas por sua irreverência! A combinação da divulgação dos veículos com bom humor e ótimas tiradas são um case de sucesso único e que servem de exemplo até hoje. Inclusive algumas das peças são citadas na série de televisão Mad Men, que retrata o dia a dia de uma agência de publicidade novaiorquina da década de 60.

A edição que adquiri é uma reimpressão de 1993, apenas com algumas revisões e em 2014 foi lançada uma terceira edição que incluiu vários outros materiais e está disponível para venda fora do país! Em diversas ocasiões tentei achar outra pessoa que tivesse esse livro aqui no Brasil, mas nunca achei, até onde sei esse é o único por aqui. Se você tem um ou conhece alguém que tem, fale com a gente!

“Lemon” e “Think Small”, duas das propagandas mais famosas da marca, que inclusive são citadas na série Mad Men

Além disso, no lançamento da terceira edição, o filho de Alfredo, Joe Marcantonio produziu um documentário de cerca de 20 minutos onde mostra entrevistas com Sir John Hegarty e Dave Trott e com conversas de arquivo com Helmut Krone e George Lois, todos publicitários envolvidos na criação desse material.

Confira abaixo o documentário (em inglês):

Gostou dessa história? Compartilhe no Facebook, Twitter e com seus amigos no Whatsapp. Se você quiser, deixe sua opinião ai em baixo nos comentários!