fbpx

Um Corcel 2 espetacular!

Lançado em 1977, o Corcel 2 veio para deixar a Ford no páreo com o Dodge Polara e com o VW Passat, entretanto, diferente de seus concorrentes, seus pontos fortes eram a economia aliada ao conforto, o que sempre atraiu um público um pouco mais velho e com o passar do tempo ganhou até o status de carro de tiozão!

Essa fama perdura até hoje e raramente vemos jovens antigomobilistas dirigindo um exemplar e mais raro ainda é ver algum projeto mais ousado com o modelo. Porém sua opinião a respeito desse carro está prestes a mudar e depois de ver esse exemplar!

O carro em questão é um Ford Corcel 2 ano 1978, modelo 1979, que além de ser dirigido por um cara novo, tem uma vida bem agitada!

Ele já chama a atenção pela cor, é um tom de azul da Citroën que além de ser muito bonito, caiu como uma luva nesse carro, a suspensão rebaixada e as fotos que seu dono, Gustavo Villaverde, tira em belos cenários na região Sul do Brasil completam a singularidade desse carro.

Essa história é como a de muitos amantes de carros antigos, vem de família! Gustavo é apaixonado por carros desde a infância, quando seu pai teve vários ícones do automobilismo nacional, Fusca, Chevette, Corcel 1, 147 e quando Gustavo tinha 11 anos o Corcel 2 entrou em sua vida!

Aos 15 anos seu pai resolveu vender o carro e Gustavo prontamente se interessou em compra-lo e assim adquiriu seu primeiro carroque foi pago em leves prestações pagas a seu pai. Por ser um “carro de tiozão”, as pessoas não davam muita bola e achavam o modelo feio e sem graça, mesmo assim ele seguia apaixonado pelo carro.

Depois de 7 anos e muitos Kms rodados, o Corcel se mantinha extremamente íntegro, mas como todo carro de uso, alguns detalhes começavam a aparecer e também a incomodar Gustavo, assim ele resolveu restaurar o carro. Porém, como toda boa restauração, os problemas apareceram cedo a renovação do carro que parecia simples, se tornou um verdadeiro pesadelo.

Quase um ano havia se passado, a restauração havia evoluído pouquíssimo, o carro já havia passado por duas oficinas e estava pior do que no começo, sem perspectiva de término na oficina aonde estava, ele achou melhor pegar seu carro de volta, mas com o trabalho parado ele foi todo desmontado para casa.

Sem saber o que fazer, ele foi encorajado por um amigo mecânico a se aventurar e fazer a restauração por conta própria. Assim, depois de 2 anos de erros e acertos, ajuda de amigos, horas de leitura e dicas no You Tube, o resultado (espetacular) é esse que você confere nas fotos abaixo:

Além da mudança da cor original Ford para a atual da Cintroën, o carro foi rebaixado e conta com uma suspensão esportiva preparada, molas e amortecedores mais curtos, rodas tala 7,5 esportivas da época. O interior foi refeito, o volante original deu lugar a um esportivo da Lotse, os mostradores foram restaurados e ganharam iluminação em led, assim como os faróis e lanternas!

Mesmo depois de restaurado, esse carro continua sendo usado da melhor maneira possível, rodando todos os dias e para todo o canto! Se você quiser acompanhar a rotina do Gustavo e seu Corcel, segue eles no instagram @paintworks78, vale muito a pena!

Gostou dessa história? Compartilhe no Facebook, Twitter e com seus amigos no Whatsapp. Se você quiser, deixe sua opinião ai em baixo nos comentários!